CÂNCER DE PELE
O câncer de pele é o tipo mais comum de câncer, afetando milhões de pessoas em todo o mundo anualmente.
Fatores de Risco
É resultado de danos causados pela exposição à radiação ultravioleta (UV) do sol ou de fontes artificiais, como câmaras de bronzeamento.
Prevenção
A prevenção envolve principalmente a proteção contra a exposição solar. Isso inclui o uso diário de protetor solar com Fator de Proteção Solar (FPS) adequado para o seu tipo de pele, evitar a exposição ao sol nos horários de pico (entre 10h e 16h), usar roupas protetoras, chapéus e óculos de sol.
A cirurgia na maioria dos casos é curativa para os subtipos carcinoma basocelular e espinocelular. A depender do tamanho da lesão, podemos usar também radioterapia ou imunoterapia.
Tipos de câncer de pele
Existem 3 tipos principais: carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular (escamocelular) e melanoma. O melanoma é o mais perigoso e potencialmente letal.
Tratamento
Em relação ao melanoma, os tratamentos evoluíram muito. Em casos iniciais o tratamento é cirúrgico envolvendo a remoção da lesão com margem de segurança e avaliação de linfonodo sentinela. A depender da gravidade do melanoma podemos utilizar a imunoterapia ou terapia alvo anti-BRAF após a cirurgia potencializando taxas de cura.
No cenário avançado o uso de imunoterapia e terapia alvo anti BRAF permitem controle da doença a longo prazo com remissão tumoral sustentada.